Centro de Excelência em Quantificação e Identificação de Lipídios - (CEQIL)


Responsabilidade Gerencial:

  • Nome: Lúcia Helena Faccioli

Identificação da Central

Identificação da Central

Centro de Excelência em Quantificação e Identificação de Lipídios - (CEQIL)
Center of Excellence for Quantification and Identification of Lipids (CEQIL)
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP)
Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas
14040-903
Avenida do Café
s/n
Vila Monte Alegre
FCFRP/DACTB/Bloco S, 3° andar, sala 093AS e FFCLRP/DQ/Bloco 5, sala 430
Ribeirão Preto
São Paulo
(16) 3315-9219

Sobre a Central

Sobre a Central

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) - USP estabeleceu em 2016, o Centro de Excelência de Quantificação e Identificação de Lipídios - (CEQIL), em colaboração com a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP. Assim, o CEQIL é uma instalação (facility) bi-institucional que permite o acesso de pesquisadores ao uso do Nexera-TripleTOF® 5600+ (LC-MS/MS), que é um equipamento sofisticado e de alta performance para a realização de pesquisas na área de lipídios e metabólitos. Tal equipamento está instalado na sala 430, bloco 5, do Departamento de Química da FFCLRP-USP; enquanto que a sala Pré-Analítica para purificação e preparação de amostras, e a Sala de Bioinformática, para o tratamento dos dados obtidos no Espectrômetro de Massas estão nas salas 93 e 93A, do terceiro andar do Bloco S da FCFRP-USP. Estas três salas foram adaptadas e/ou equipadas com a reserva técnica do EMU-2015/00658-1, de modo a criar um ambiente propício para a realização de todos os passos necessários para quantificação e identificação de lipídios e metabólitos. O sistema de LC-MS/MS foi solicitado como EMU vinculado ao projeto Temático “Novos Aspectos Funcionais dos Eicosanoides” (processo n. 2014/07125-6), coordenado pela Profa. Dra Lúcia Helena Faccioli, tendo como vice-coordenador o Prof. Dr. Luiz Alberto Beraldo de Moraes. No CEQIL temos a Dra. Viviani Nardini Takahashi como técnica responsável e o Dr. Carlos A. Sorgi como especialista colaborador, ambos da FCFRP-USP.

A utilização do equipamento é aberta preferencialmente aos docentes e alunos de pós-graduação da FCFRP-USP e demais unidades da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com a disponibilidade de horários, a utilização poderá ser expandida para outros usuários externos, como docentes e alunos de outras instituições de ensino e pesquisa, além de laboratórios diversos, empresas ou indústrias interessadas.

The School of Pharmaceutical Sciences in collaboration with Chemistry School of University of São Paulo was equipped with a Nexera TripleTOF® 5600 +, a LC-MS/MS system by support financial of FAPESP. The Center of Excellence for Quantification and Identification of Lipids (CEQIL) was created on 2016 and equipped with a Bioinformatics Center and a Sample Preparation Room. LC-MS/MS system can be used for research and undergraduate teaching, as well as being available for industrial use (services and prices attached). All the data acquired must be interpreted by the researcher and any facility member group is allowed to furnish information about the data. This is High Resolution Mass Spectrometric instruments with ESI source.

8h-12h e das 14h-18h

Em geral, para obtenção de dados são necessárias três etapas:

1) Purificação e preparação das amostras;

2) Injeção das amostras no equipamento Nexera-TripleTOF® 5600+ (LC-MS/MS e

3) Análise dos dados obtidos por bioinformática.

Os dados brutos (.wif) serão entregues em CD ou DVD (fornecidos pelo usuário) mediante pagamento. Não é permitida a utilização de pen drive ou outros dispositivos de armazenamento de dados USB. O pagamento será realizado através da quitação de boleto bancário gerado pelo CEQIL com os dados previamente fornecidos pelo usuário, como por exemplo, nome, CPF e dados de projetos (CNPq, FAPESP, etc).

É importante ressaltar que os dados adquiridos serão mantidos em nossos computadores por 2 (dois) meses após a entrega dos resultados e as amostras extraídas serão mantidas em freezer -80oC por 1 (um) mês. Após isso, os dados serão excluídos e as amostras descartadas.

Equipamentos

Equipamentos

Nexera-TripleTOF® 5600+ (LC-MS/MS)
060.017078
EMU-2015/00658-1 - Processo FAPESP 2014/07125-6
A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) - USP estabeleceu em 2016, o Centro de Excelência em Quantificação e Identificação de Lipídios - (CEQIL), em colaboração com a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP. Assim, o CEQIL é uma instalação (facility) bi-institucional que permite o acesso de pesquisadores ao uso do Nexera-TripleTOF® 5600+ (LC-MS/MS), que é um equipamento sofisticado e de alta performance para a realização de pesquisas na área de lipídios e metabólitos. Tal equipamento está instalado na sala 430, bloco 5, do Departamento de Química da FFCLRP-USP; enquanto que a sala Pré-Analítica para purificação e preparação de amostras, e a Sala de Bioinformática, para o tratamento dos dados obtidos no Espectrômetro de Massas estão nas salas 93 e 93A, do terceiro andar do Bloco S da FCFRP-USP. Estas três salas foram adaptadas e/ou equipadas com a reserva técnica do EMU-2015/00658-1, de modo a criar um ambiente propício para a realização de todos os passos necessários para quantificação e identificação de lipídios e metabólitos. O sistema de LC-MS/MS foi solicitado como EMU vinculado ao projeto Temático “Novos Aspectos Funcionais dos Eicosanoides” (processo n. 2014/07125-6), coordenado pela Profa. Dra Lúcia Helena Faccioli, tendo como vice-coordenador o Prof. Dr. Luiz Alberto Beraldo de Moraes. No CEQIL temos a Dra. Viviani Nardini Takahashi como técnica responsável e o Dr. Carlos A. Sorgi como especialista responsável, ambos da FCFRP-USP. A utilização do equipamento é aberta preferencialmente aos docentes e alunos de pós-graduação da FCFRP-USP e demais unidades da Universidade de São Paulo (USP). De acordo com a disponibilidade de horários, a utilização poderá ser expandida para outros usuários externos, como docentes e alunos de outras instituições de ensino e pesquisa, além de laboratórios diversos, empresas ou indústrias interessadas. Em geral, para obtenção de dados são necessárias três etapas: 1) Purificação e preparação das amostras; 2) Injeção das amostras no equipamento Nexera-TripleTOF® 5600+ (LC-MS/MS e 3) Análise dos dados obtidos por bioinformática.
SCIEX
Nexera-TripleTOF® 5600+
Nexera-TripleTOF® 5600+
2016

Pesquisador Responsável pelo Equipamento:
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP)
Lucia Helena Faccioli
faccioli@fcfrp.usp.br
Administrador do Equipamento:
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP)
Carlos Arterio Sorgi
ceqil@fcfrp.usp.br

Localização:
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP)
Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas
Avenida do Café, s/n - USP - FCFRP - Bloco S - 3° andar, sala 093AS - CEP 14040-903 - Ribeirão Preto - SP

Espectrômetro de massas acoplado a cromatografia líquida de alta eficiência (LC-MS/MS)
Mass spectrometer coupled to high performance liquid chromatography (LC-MS/MS)
O CEQIL disponibiliza os seguintes métodos: 1. Quantificação absoluta de eicosanoides, sendo eles: LTB4, 6-trans-LTB4, 20-OH-LTB4, LTC4, LTD4, 11-trans-LTD4, LTE4, LXA4, RvD1, RvD2, TXB2, PGB2, PGE2, PGD2, 15-keto-PGE2, 20-OH-PGE2, PGD2, PGJ2,15-deoxi-PGJ2, 6-keto-PGF1α, PGF2α, 19-OH-PGB2, PGG2, maresina, 5-HETE, AA, 5-oxo-ETE, 20-HETE, 5,6-DIHETE, 12-HETE, 8-HETE, 11-HETE, 12-oxo-ETE, 12-oxo-LTB4, 15-oxo-ETE, 11,12-DIHETRE, 14,15-DIHETRE, EPA, DHA, 15-HETE, 5,6-DIHETRE. Para solicitar essa análise, preencher Formulário II, além do Formulário I. 2. Identificação e quantificação relativa por MS/MSall das classes de lipídios: PA, PC, PE, PG, PI, PS, CL, DGPP, MMPE, DMPE, PIP, PIP2, PIP3, CDP-DAG, NAPE, EE, ME, FFA, CE, CER, SM, HEX-CER, CER-P, CER-PE, IPC, DAG, MAG, TAG, MGMG, DGMG, LCB, OAHFA, GM, GD, GT. Para solicitar essa análise, preencher Formulário III, além do Formulário I. 3. Quantificação absoluta de hormônios esteroidais, sendo eles cortisol, cortisona, corticosterona, 11-dehidrocorticosterona, progesterona, aldosterona. Para solicitar essa análise, preencher Formulário IV, além do Formulário I. 4. Quantificação absoluta de fator de ativação de plaquetas (PAFS) e endocanabinoides, sendo eles AEA, 2-AG e PAF. Para solicitar essa análise, preencher Formulário V, além do Formulário I. 5. Em breve, iremos disponibilizar a identificação e quantificação relativa de metabólitos (metaboloma com cerca de 600 moléculas anotadas em biblioteca). Oferecemos ainda treinamento para o uso dos softwares do CEQIL: R$ 1.000,00 (mil reais) por pessoa/por método de análise. Disponível para até 2 (duas) pessoas por laboratório. Duração do treinamento: 1 (uma) semana.
O CEQIL disponibiliza os seguintes métodos: 1. Quantificação absoluta de eicosanoides, sendo eles: LTB4, 6-trans-LTB4, 20-OH-LTB4, LTC4, LTD4, 11-trans-LTD4, LTE4, LXA4, RvD1, RvD2, TXB2, PGB2, PGE2, PGD2, 15-keto-PGE2, 20-OH-PGE2, PGD2, PGJ2,15-deoxi-PGJ2, 6-keto-PGF1α, PGF2α, 19-OH-PGB2, PGG2, maresina, 5-HETE, AA, 5-oxo-ETE, 20-HETE, 5,6-DIHETE, 12-HETE, 8-HETE, 11-HETE, 12-oxo-ETE, 12-oxo-LTB4, 15-oxo-ETE, 11,12-DIHETRE, 14,15-DIHETRE, EPA, DHA, 15-HETE, 5,6-DIHETRE. Para solicitar essa análise, preencher Formulário II, além do Formulário I. 2. Identificação e quantificação relativa por MS/MSall das classes de lipídios: PA, PC, PE, PG, PI, PS, CL, DGPP, MMPE, DMPE, PIP, PIP2, PIP3, CDP-DAG, NAPE, EE, ME, FFA, CE, CER, SM, HEX-CER, CER-P, CER-PE, IPC, DAG, MAG, TAG, MGMG, DGMG, LCB, OAHFA, GM, GD, GT. Para solicitar essa análise, preencher Formulário III, além do Formulário I. 3. Quantificação absoluta de hormônios esteroidais, sendo eles cortisol, cortisona, corticosterona, 11-dehidrocorticosterona, progesterona, aldosterona. Para solicitar essa análise, preencher Formulário IV, além do Formulário I. 4. Quantificação absoluta de fator de ativação de plaquetas (PAFS) e endocanabinoides, sendo eles AEA, 2-AG e PAF. Para solicitar essa análise, preencher Formulário V, além do Formulário I. 5. Em breve, iremos disponibilizar a identificação e quantificação relativa de metabólitos (metaboloma com cerca de 600 moléculas anotadas em biblioteca).
Para envio das amostras e solicitação de qualquer análise é obrigatório o preenchimento do formulário I. Não receberemos as amostras sem o formulário I corretamente preenchido, disponível na página do CEQIL: http://fcfrp.usp.br/centro-de-excelencia-de-quantificacao-e-identifica/#.XK3tzehKhPY O CEQIL disponibiliza os seguintes métodos: 1. Quantificação absoluta de eicosanoides, sendo eles: LTB4, 6-trans-LTB4, 20-OH-LTB4, LTC4, LTD4, 11-trans-LTD4, LTE4, LXA4, RvD1, RvD2, TXB2, PGB2, PGE2, PGD2, 15-keto-PGE2, 20-OH-PGE2, PGD2, PGJ2,15-deoxi-PGJ2, 6-keto-PGF1α, PGF2α, 19-OH-PGB2, PGG2, maresina, 5-HETE, AA, 5-oxo-ETE, 20-HETE, 5,6-DIHETE, 12-HETE, 8-HETE, 11-HETE, 12-oxo-ETE, 12-oxo-LTB4, 15-oxo-ETE, 11,12-DIHETRE, 14,15-DIHETRE, EPA, DHA, 15-HETE, 5,6-DIHETRE. Para solicitar essa análise, preencher Formulário II, além do Formulário I. 2. Identificação e quantificação relativa por MS/MSall das classes de lipídios: PA, PC, PE, PG, PI, PS, CL, DGPP, MMPE, DMPE, PIP, PIP2, PIP3, CDP-DAG, NAPE, EE, ME, FFA, CE, CER, SM, HEX-CER, CER-P, CER-PE, IPC, DAG, MAG, TAG, MGMG, DGMG, LCB, OAHFA, GM, GD, GT. Para solicitar essa análise, preencher Formulário III, além do Formulário I. 3. Quantificação absoluta de hormônios esteroidais, sendo eles cortisol, cortisona, corticosterona, 11-dehidrocorticosterona, progesterona, aldosterona. Para solicitar essa análise, preencher Formulário IV, além do Formulário I. 4. Quantificação absoluta de fator de ativação de plaquetas (PAFS) e endocanabinoides, sendo eles AEA, 2-AG e PAF. Para solicitar essa análise, preencher Formulário V, além do Formulário I. 5. Em breve, iremos disponibilizar a identificação e quantificação relativa de metabólitos (metaboloma com cerca de 600 moléculas anotadas em biblioteca). Para o uso da sala de bioinformática para as análises a serem realizadas pelo próprio usuário o preencher o Formulário VII. Temos disponíveis os seguintes softwares: PeakView®, Muti-QuantTM, MarkerViewTM, LipidViewTM e biblioteca de fragmentação Accurate Mass Metabolite Spectral utilizando o aplicativo Library View. Oferecemos ainda treinamento para o uso dos softwares do CEQIL: R$ 1.000,00 (mil reais) por pessoa/por método de análise. Disponível para até 2 (duas) pessoas por laboratório. Duração do treinamento: 1 (uma) semana.

Vínculo Valor por Preço
Pesquisador Responsável Serviço R$ 25,00
Comunidade USP Serviço R$ 110,00
Comunidade Externa (Instituições Públicas) Serviço R$ 110,00
Comunidade Externa Serviço R$ 440,00
Colaborador de Projeto Serviço R$ 60,00
Tabela de Valores do Centro de Excelência de Quantificação e Identificação De Lipídios (CEQIL) *para as extrações que não usam coluna de extração (MS/MSall e fator de ativação de plaquetas (PAFS)/endocanabinoides) o valor cobrado é de R$ 25,00 para a Comunidade USP e outras Instituições Públicas, e R$ 100,00 para a Comunidade Externa (empresas, indústrias, etc). O pagamento será realizado através da quitação de boleto bancário gerado pelo CEQIL com os dados previamente fornecidos pelo usuário, como por exemplo, nome, CPF e dados de projetos (CNPq, FAPESP, etc).
Dia da Semana Horários
Das 08:00 às 12:00
Das 14:00 às 18:00
Das 08:00 às 12:00
Das 14:00 às 18:00
Das 14:00 às 18:00
Das 08:00 às 12:00
Das 08:00 às 12:00
Das 14:00 às 18:00
Das 08:00 às 12:00
Das 14:00 às 18:00

Serviços

Serviços

O CEQIL disponibiliza os seguintes métodos:

  1. Quantificação absoluta de eicosanoides, sendo eles: LTB4, 6-trans-LTB4, 20-OH-LTB4, LTC4, LTD4, 11-trans-LTD4, LTE4, LXA4, RvD1, RvD2, TXB2, PGB2, PGE2, PGD2, 15-keto-PGE2, 20-OH-PGE2, PGD2, PGJ2,15-deoxi-PGJ2, 6-keto-PGF, PGF, 19-OH-PGB2, PGG2, maresina, 5-HETE, AA, 5-oxo-ETE, 20-HETE, 5,6-DIHETE, 12-HETE, 8-HETE, 11-HETE, 12-oxo-ETE, 12-oxo-LTB4, 15-oxo-ETE, 11,12-DIHETRE, 14,15-DIHETRE, EPA, DHA, 15-HETE, 5,6-DIHETRE. Para solicitar essa análise, preencher Formulário II, além do Formulário I.
  2. Identificação e quantificação relativa por MS/MSall das classes de lipídios: PA, PC, PE, PG, PI, PS, CL, DGPP, MMPE, DMPE, PIP, PIP2, PIP3, CDP-DAG, NAPE, EE, ME, FFA, CE, CER, SM, HEX-CER, CER-P, CER-PE, IPC, DAG, MAG, TAG, MGMG, DGMG, LCB, OAHFA, GM, GD, GT. Para solicitar essa análise, preencher Formulário III, além do Formulário I.
  3. Quantificação absoluta de hormônios esteroidais, sendo eles cortisol, cortisona, corticosterona, 11-dehidrocorticosterona, progesterona, aldosterona. Para solicitar essa análise, preencher Formulário IV, além do Formulário I.
  4. Quantificação absoluta de fator de ativação de plaquetas (PAFS) e endocanabinoides, sendo eles AEA, 2-AG e PAF. Para solicitar essa análise, preencher Formulário V, além do Formulário I.
  5. Em breve, iremos disponibilizar a identificação e quantificação relativa de metabólitos (metaboloma com cerca de 600 moléculas anotadas em biblioteca). 

Oferecemos ainda treinamento para o uso dos softwares do CEQIL: R$ 1.000,00 (mil reais) por pessoa/por método de análise. Disponível para até 2 (duas) pessoas por laboratório. Duração do treinamento: 1 (uma) semana.