Laboratório de Caracterização Tecnológica


Responsabilidade Gerencial:

  • Nome: Carina Ulsen

Identificação da Central

Identificação da Central

Laboratório de Caracterização Tecnológica
Technological Characterization Laboratory
Escola Politécnica (EP)
Engenharia de Minas e de Petróleo
05508-030
Avenida Professor Mello de Morais
2373
Butantã
Térreo - Laboratório LCT
São Paulo
São Paulo
(11) 3091-5151
(11) 3091-5551
https://goo.gl/maps/bWjnwERhvyu

Sobre a Central

Sobre a Central

Sobre o LCT

O Laboratório de Caracterização Tecnológica (LCT) é um Centro Nacional Multiusuário, vinculado ao Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da USP. Desde sua criação, em 1990, dedica-se a estudos e pesquisas na área de caracterização tecnológica de matérias-primas minerais e materiais.

Ao longo de quase 30 anos de existência, o LCT acumulou destacada experiência. Sua Infraestrutura instalada aliada à experiência adquirida em projetos de P&D, atividades acadêmicas (graduação, mestrado, doutorado) e de extensão universitária, conferem ao LCT competência para superar os desafios do setor mínero-metalúrgico e ramos afins e o caracteriza como centro formador de recursos humanos.

Seu corpo técnico é formado por uma equipe multidisciplinar onde atuam geólogos, engenheiros de minas e químicos, além de técnicos de nível médio e alunos de graduação, que desenvolvem trabalhos de formatura ou de iniciação científica, alunos de pós-graduação, no desenvolvimento de pesquisas para suas dissertações de mestrado e teses de doutorado e pesquisadores em nível de pós-doutoramento e pesquisadores colaboradores.

Por ser um laboratório de referência pela qualidade de suas pesquisas e serviços, o LCT busca constantemente o aperfeiçoamento de seus profissionais, a atualização dos seus equipamentos e a melhoria de sua infraestrutura. Equipamentos sofisticados, sistemas de última geração e rígido controle de qualidade de resultados são empregados em análises de material geológico ou dos gerados artificialmente, o que garante um ágil tratamento de dados e a segura interpretação dos seus resultados.

Projetos desenvolvidos com o apoio de importantes agências de fomento como FINEP, FAPESP e CNPq, assim como parcerias estabelecidas com a iniciativa privada e diversas empresas do setor público e privado têm colaborado para o crescimento e desenvolvimento do LCT.

Pesquisas de interesse acadêmico ou direcionadas à iniciativa privada são desenvolvidas para o aproveitamento racional e sustentável dos recursos geológicos e o reprocessamento de rejeitos e resíduos industriais.

Cursos de extensão, treinamentos in company e assessoria técnica também fazem parte das atividades realizadas rotineiramente pelo LCT.

O LCT possui o comprometimento com a qualidade dos serviços analíticos prestados e dos projetos de caracterização tecnológica desenvolvidos, em atendimento às reais necessidades dos usuários atendidos do Centro Multiusuário. Desde 2014 o LCT vem investindo recursos na implementação do sistema LIMS (Laboratory Information Maganement System - Kemio®), garantindo ao cliente qualidade assegurada dos resultados reportados. Atualmente o LCT vem integrando o Sistema de Gestão da Qualidade com o sistema LIMS em adequação aos requisitos da norma ISO/IEC 17025.           

Missão

Desenvolver conhecimento para maximizar o aproveitamento dos recursos minerais e seu uso sustentável.

Diretrizes

Para o cumprimento de sua missão, o LCT prioriza atividades que estejam alinhadas com as diretrizes definidas pela Universidade de São Paulo, e atendam as demandas do setor minero-metalúrgico, ou seja:

  • Disseminar o conhecimento científico e tecnológico gerado
  • Desenvolver projetos de pesquisa com participação de órgãos nacionais e internacionais
  • Divulgar os trabalhos realizados por meio de artigos científicos e congressos
  • Atender demandas específicas de empresas do setor mínero-metalúrgico
  • Buscar satisfação dos parceiros do meio acadêmico e do setor industrial
  • Contribuir com a formação de profissionais qualificados
  • Trabalhar com ética

Valores  

Os valores do LCT, construídos e compactuado entre todas a equipe de colaboradores, é apresentado a seguir. 

"Valores

About LCT

The Technological Characterization Laboratory (LCT) is a National Multiuser Center, located at to the Department of Mining and Petroleum Engineering from Polytechnic School of USP. Since its creation in 1990, it has been dedicated to studies and research of technological characterization of minerals, material, and raw materials.

Throughout almost 30 years of existence, LCT has accumulated outstanding experience. Its infrastructure, combined with experience gained in R&D projects, academic activities (undergraduate, masters, doctorate) and university extension, give the LCT team the competence to overcome challenges in mining and metallurgical sector. LCT is also a reference center in human resource training in Characterization.

The Center technical staff is composed by a multidisciplinary team where engineers (minerals, petroleum, materials, metallurgical), geologists, chemists and physicians, as well as mid-level technicians and undergraduate students work together in integrated environment.

As a reference laboratory in research and services, LCT constantly seeks to improve its infrastructure. Sophisticated equipment, state-of-the-art systems, and quality control of results are employed in analyzes of geological or artificially generated material, which ensures an agile data treatment and a safe interpretation of its results.

The support of development agencies, such as FINEP, FAPESP and CNPq, as well as partnerships established with the private sector, have collaborated for the growth and development of LCT, along 28 years of its history.

The LCT is committed to quality of analytical services provided and technological characterization projects developed in response to needs of its users. Since 2014, LCT has invested resources to implement a LIMS system (Kemio® Laboratory Information System), to assure quality in reported results. Currently, LCT has been integrating the Quality Management System with the LIMS system in compliance with the requirements of ISO / IEC 17025.

Mission

Develop knowledge to maximize mineral resources and their sustainable use.

Guidelines

To fulfill its mission, LCT prioritizes activities that are aligned with the guidelines defined by the University of São Paulo, which are:

  • Disseminate scientific technological knowledge
  • Develop research projects with the participation of national and international partners
  • Disseminate its results through scientific articles and congresses
  • Meet specific demands of companies in the mining-metallurgical sector
  • Seek satisfaction from partners in the academic and industrial sectors
  • Contribute to training qualified professionals
  • Work ethically
8 as 17h

A equipe do LCT é formada por professores, pesquisadores colaboradores, pós-doutorandos, especialistas (graduados, mestres e doutores), alunos de iniciação cientifica e de pós-graduação latu sensu (mestrado e doutorado), técnicos e estagiários de nível médio e superior. A coordenação é realizada por docentes do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo, onde o Laboratório está situado.

Além da alta qualificação técnica das pessoas, a equipe do LCT apresenta um diferencial por ser multidisciplinar, sendo constituída por engenheiros (minas, petróleo, materiais, metalurgia), geólogos, químicos e físicos, características que possibilitam desenvolver estudos de excelência nas áreas de caracterização de matérias primas minerais, materiais, reciclagem de resíduos e na execução de ensaios analíticos.

O LCT caracteriza-se como Central Multiusuário, a qual apresenta um Comitê Gestor e uma Comissão de Usuários, devidamente credenciados junto à Congregação da Escola Politécnica e da Pró-Reitoria de Pesquisa (mais informações no menu Multiusuário). Adicionalmente, integra o NAP Caracterização (Núcleo de Apoio a Pesquisa de Caracterização de Recursos Geológicos e Materiais). 

Equipamentos

Equipamentos

X-ray 3D Microscope
000.000000
FINEP (processo nº 01.12.0150.00)
Análises de estruturas tridimensionais por microtomografia
XRADIA (atual C. ZEISS)
Xradia Versa XRM - 510
Xradia Versa XRM - 510
2014

Pesquisador Responsável pelo Equipamento:
Escola Politécnica (EP)
Carina Ulsen
lct@lct.poli.usp.br
Administrador do Equipamento:
Escola Politécnica (EP)
Daniel Uliana
lct@lct.poli.usp.br

Localização:
Escola Politécnica (EP)
Engenharia de Minas e de Petróleo
Av. Prof. Mello Moraes, 2373

Trata-se de uma técnica de análise não destrutiva, de fácil preparação de amostra, com boa versatilidade em relação ao tamanho de amostra analisada, sendo possível investigar uma ampla gama de materiais, desde aqueles com baixo número atômico, como por exemplo amostras biológicas/biogênicas e polímeros, até materiais de maior densidade como rochas e ligas metálicas.
It is a non-destructive analysis technique, with easy sample preparation, with good versatility in relation to the analyzed sample size. It is possible to investigate a wide range of materials, from those with low atomic number, such as biological samples / biogenic materials and polymers, to higher density materials such as rocks and metal alloys.
Aquisição e/ou processamento de dados de microtomografia 3D
Visualização de fraturas, trincas e fissuras; observação tridimensional de texturas; determinação de porosidade, conectividade e distribuição de tamanho e forma de poros; quantificação volumétrica de fases em sólidos e materiais particulados; distribuição de tamanho e forma de partículas e grãos; discretização de fibras, cargas minerais e outros materiais em compósitos; visualização de microestruturas internas que podem não ser observadas em técnicas de microscopia 2D como MO e MEV
As regras de utilização estão descritas no Plano de Gestão do LCT, disponível para acesso no site do Laboratório - http://www.lct.poli.usp.br, menu Multiusuário.

Vínculo Valor por Preço
Comunidade USP Hora R$ 319,00
Comunidade Externa (Instituições Públicas) Hora R$ 319,00
Comunidade Externa Hora R$ 862,00
Dia da Semana Horários
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Scanning electron microscope (SEM)
000.000000
FINEP INFRA 2016 (processo nº 01.06.1099.00)
Realizar análises de composição elementar de áreas ou pontos; análise da superfície topográfica, morfologia e associações de fases, contando para isso com uma gama de diferentes detectores (SE, BSE, cathodo, EDS), que permitem uma análise visual, rápida, versátil, de alta resolução e grande poder de magnificação (até 500.000X).
FEI (Atual THERMO)
QUANTA FEG 650
QUANTA FEG 650
2007

Pesquisador Responsável pelo Equipamento:
Escola Politécnica (EP)
Carina Ulsen
lct@lct.poli.usp.br
Administrador do Equipamento:
Escola Politécnica (EP)
Renato Contessotto
lct@lct.poli.usp.br

Localização:
Escola Politécnica (EP)
Engenharia de Minas e de Petróleo
Av. Prof. Mello Moraes, 2373

O Microscópio QUANTA FEG650 possui as seguintes características: modo de operação: alto vácuo, baixo vácuo e ambiental (ESEM); fonte por emissão de campo (Field Emission Gun); detectores: SE, BSE de corrente de amostra; sistema de microanálise por EDS Quantax, marca Bruker, possibilitando a realização de análises qualitativas e quantitativas, aquisição de imagens, análise multiponto e de feições, varredura por linhas e mapeamento de raios X e controle externo do microscópio eletrônico de varredura; detector XFlash 4030 com tecnologia SDD (silicon drift detector) com janela de 30 mm2 e resoluções de < 130 eV (Mn kα) a 60 kcps, 138 eV a 130 kcps e 158 eV a 280 kcps; estágio motorizado X-Y-Z-inclinação e rotação com movimentação X-Y de 150 mm; estágio Peltier para análises em modo ambiental e em baixa temperatura (até -20º C); ótica eletrônica com operação no intervalo de 200 V a 30 kV, corrente de feixe de elétrons de 100 nA e magnificação máxima de 500.000 X; software de análise de imagens SIS para medidas on line; software de análise de imagens MLA - Mineral Liberation Analizer com controle remoto do microscópio e sistema de EDS para análises mineralógicas quantitativas dirigidas à indústria mineral.
The QUANTA FEG650 Microscope has the following characteristics: operating mode: high vacuum, low vacuum and ambient (ESEM); source for field emission (Field Emission Gun); detectors: SE, BSE sample current; microanalysis system by Quantax, Bruker brand, enabling qualitative and quantitative analysis, image acquisition, multipoint and feature analysis, line scanning and X-ray mapping and external scanning electron microscope control; detector XFlash 4030 with SDM (silicon drift detector) technology with 30 mm2 window and resolutions of <130 eV (Mn kα) at 60 kcps, 138 eV at 130 kcps and 158 eV at 280 kcps; motorized stage X-Y-Z-tilt and rotation with X-Y movement of 150 mm; Peltier stage for environmental and low temperature analysis (up to -20 ° C); electronic optics with operation in the range of 200 V to 30 kV, electron beam current of 100 nA and maximum magnification of 500,000 X; SIS image analysis software for on-line measurements; MLA image analysis software - Mineral Liberation Analizer with microscope remote control and EDS system for quantitative mineralogical analyzes targeting the mineral industry.
Análises de composição elementar de áreas ou pontos; análise da superfície topográfica, morfologia e associações de fases
A microscopia eletrônica de varredura (MEV) é uma importante técnica analítica, em escala milimétrica a nanométrica, empregada na caracterização de materiais de diversos campos do conhecimento como a engenharia e ciências dos materiais, engenharias metalúrgica e de minas, geociências, ciências biológicas, dentre outros. Composição química pontual, superfície topográfica, morfologia e associações de fases são parâmetros obtidos em estudos ao MEV a partir da resposta da interação de um fino feixe de elétrons com a área e o microvolume analisado.
As regras de utilização estão descritas no Plano de Gestão do LCT, disponível para acesso no site do Laboratório - http://www.lct.poli.usp.br, menu Multiusuário.

Vínculo Valor por Preço
Comunidade USP Hora R$ 263,00
Comunidade Externa (Instituições Públicas) Hora R$ 263,00
Comunidade Externa Hora R$ 674,00
Dia da Semana Horários
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Confocal microscope
003.053263
FAPESP (processo nº 2009-54007-0 EMU)
Análises de microscopia confocal
Leica
DCM 3D
DCM 3D
2010

Pesquisador Responsável pelo Equipamento:
Escola Politécnica (EP)
Carina Ulsen
lct@lct.poli.usp.br
Administrador do Equipamento:
Escola Politécnica (EP)
Renato Contessotto
lct@lct.poli.usp.br

Localização:
Escola Politécnica (EP)
Engenharia de Minas e de Petróleo
Av. Prof. Mello Moraes, 2373

Esta análise permite a avaliação rápida e não invasiva de micro e nano estruturas de superfícies. Ela permite o estudo de múltiplas superfícies de vários tipos de materiais, em diversos níveis de refletividade, formas complexas ou elevadas inclinações. Quando utilizada com objetivas para inferferometria, permite analisar superfícies lisas e até ultra polidas, nas mais diversas aplicações. Combinando-se microscopia confocal e interferometria, torna-se possível realizar medições em alta velocidade e alta resolução - até 0,1 nm. Esta configuração possibilita a caracterização de superfícies e suas topologias, assim como camadas e espessuras de materiais.
This analysis allows the rapid and non-invasive evaluation of micro and nano surface structures. It allows the study of multiple surfaces of various types of materials, at various levels of reflectivity, complex shapes or high slopes. When used with inferferometry lenses, it allows to analyze smooth and even ultra polished surfaces, in the most diverse applications. By combining confocal microscopy and interferometry, it is possible to perform measurements at high speed and high resolution - up to 0.1 nm. This configuration enables the characterization of surfaces and their topologies, as well as layers and material thicknesses.
Aquisição e/ou processamento de dados de microscopia confocal
Topografia 3D; perfilometria; determinação de espessuras; medidas de rugosidade; medidas de volumes; caracterização textural de superfícies
As regras de utilização estão descritas no Plano de Gestão do LCT, disponível para acesso no site do Laboratório - http://www.lct.poli.usp.br, menu Multiusuário.

Vínculo Valor por Preço
Comunidade USP Hora R$ 261,00
Comunidade Externa (Instituições Públicas) Serviço R$ 261,00
Comunidade Externa Hora R$ 465,00
Dia da Semana Horários
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Inductively Coupled Plasma - Atomic Emission Spectrometry
000.000000
CNPq (processo 406923/2013-2)
Determinação química elementar
Horiba
Ultima Expert Dual
Ultima Expert Dual
2015

Pesquisador Responsável pelo Equipamento:
Escola Politécnica (EP)
Carina Ulsen
lct@lct.poli.usp.br
Administrador do Equipamento:
Escola Politécnica (EP)
Saulo Colenci da Silva
lct@lct.poli.usp.br

Localização:
Escola Politécnica (EP)
Engenharia de Minas e de Petróleo
Av. Prof. Mello Moraes, 2373

Determinação da composição química elementar.
Quantitative chemical analysis
Determinações químicas elementar (metais, semimetais e alguns não metais como fósforo, enxofre e selênio), tanto em níveis majoritários, como traços (ppb e ppm), em diferentes matrizes.
A utilização desta técnica é bastante versátil, o que inclui análise de matérias primas minerais e seus produtos de processamento, metais e ligas metálicas, fertilizantes, cimentos, efluentes, águas, líquidos e pós. http://www.lct.poli.usp.br/metodos/icp-oes
Após cadastro do professor/pesquisador e do respectivo projeto no LCT, as amostras devem ser encaminhadas ao laboratório juntamente com o “Formulário de Solicitação de Análises”. O LCT irá enviar um e-mail confirmando o recebimento das amostras e os ensaios serão executados por equipe técnica especializada. O relatório de análises é enviado automaticamente por e-mail pelo sistema LIMS.

Vínculo Valor por Preço
Comunidade USP Serviço R$ 73,80
Comunidade Externa (Instituições Públicas) Serviço R$ 73,80
Comunidade Externa Serviço R$ 153,50
Dia da Semana Horários
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Powder pycnometer
000.000000
CNPq (processo 550437-2010-0)
Determinação de densidade aparente e TAP
Micromeritics instrument
GeoPyc 1360
GeoPyc 1360
2010

Pesquisador Responsável pelo Equipamento:
Escola Politécnica (EP)
Carina Ulsen
lct@lct.poli.usp.br
Administrador do Equipamento:
Escola Politécnica (EP)
Guilherme Pinho Nery
lct@lct.poli.usp.br

Localização:
Escola Politécnica (EP)
Engenharia de Minas e de Petróleo
Av. Prof. Mello Moraes, 2373

Determinação de densidade bulk, envelope e TAP.
Assessment of bulk, envelop and TAP density
Determinação de densidade bulk, envelope e TAP.
Determinar densidade de materiais sólidos particulados (dimensões aproximadas de 1 polegada a 1 mm)
As regras de utilização estão descritas no Plano de Gestão do LCT, disponível para acesso no site do Laboratório - http://www.lct.poli.usp.br, menu Multiusuário.

Vínculo Valor por Preço
Comunidade USP Serviço R$ 102,00
Comunidade Externa (Instituições Públicas) Serviço R$ 102,00
Comunidade Externa Serviço R$ 167,00
Dia da Semana Horários
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
X-ray Diffractometer
003.009249
FAPESP
Caracterização estrutural e microestrutural. Identificação de estruturas cristalinas.
Philips/Panalytical
X’Pert
X’Pert
1998

Pesquisador Responsável pelo Equipamento:
Escola Politécnica (EP)
Carina Ulsen
lct@lct.poli.usp.br
Administrador do Equipamento:
Escola Politécnica (EP)
Gaspar Darin Filho
lct@lct.poli.usp.br

Localização:
Escola Politécnica (EP)
Engenharia de Minas e de Petróleo
Av. Prof. Mello Moraes, 2373

Configurações do equipamento • Configuração vertical Θ-Θ e Θ-2Θ • Tubo de raios X: Cu kα (λ = 1,542Å, 2,2kW), Co kα (λ = 1,790Å, 1,8kW) e Cr kα (λ = 2,291Å, 1,9kW) • Detector sensível à posição X'Celerator com monocromador ou filtros kβ • Baixo ângulo com detector proporcional selado e monocromador paralelo • Trocador automático para 45 amostras • Spinner para rotação de amostras • Fendas Soller, divergente e de antiespalhamento automáticas • Softwares para coleta/tratamento de dados: X'Pert Data Collector, X'Pert Industry, X'Pert Quantify, X'Pert High Score Plus, X'Pert Texture, X'Pert Stress
Device settings • Vertical configuration Θ-Θ and Θ-2Θ • X-ray tube: Cu kα (λ = 1.542Å, 2.2kW), Co kα (λ = 1,790Å, 1,8kW) and Cr kα (λ = 2,291Å, 1,9kW) • X'Celerator position sensitive detector with monochromator or kβ filters • Low angle with sealed proportional detector and parallel monochromator • Automatic sample changer for 45 samples • Spinner for sample rotation • Soller, divergent and automatic antispaste slits • Data collection / processing software: X'Pert Data Collector, X'Pert Industry, X'Pert Quantify, X'Pert High Score Plus, X'Pert Texture, X'Pert Stress
Coleta de difratogramas, identificação de fases cristalinas, quantificação de minerais, análise de sílica livre.
Coleta de difratogramas, identificação de fases cristalinas, quantificação de minerais, tensão residual
As regras de utilização estão descritas no Plano de Gestão do LCT, disponível para acesso no site do Laboratório - http://www.lct.poli.usp.br, menu Multiusuário.

Vínculo Valor por Preço
Comunidade USP Serviço R$ 102,00
Comunidade Externa (Instituições Públicas) Serviço R$ 102,00
Comunidade Externa Serviço R$ 293,00
Dia da Semana Horários
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Mercury porosimetry
003.054216
FAPESP (processo 2010-15543-1)
Determinação de porosidade e distribuição de tamanho de poros.
Micromeritics instrument
AutoPore IV 9520
AutoPore IV 9520
2011

Pesquisador Responsável pelo Equipamento:
Escola Politécnica (EP)
Carina Ulsen
lct@lct.poli.usp.br
Administrador do Equipamento:
Escola Politécnica (EP)
Guilherme Pinho Nery
lct@lct.poli.usp.br

Localização:
Escola Politécnica (EP)
Engenharia de Minas e de Petróleo
Av. Prof. Mello Moraes, 2373

Determinação de porosidade e distribuição de tamanho de poros (até cerca de 3 nm).
Determination of porosity and pore size distribution
Determinação de porosidade e distribuição de tamanho de poros (até cerca de 3 nm).
Determinação de porosidade e distribuição de tamanho de poros (até cerca de 3 nm).
As regras de utilização estão descritas no Plano de Gestão do LCT, disponível para acesso no site do Laboratório - http://www.lct.poli.usp.br, menu Multiusuário.

Vínculo Valor por Preço
Comunidade USP Serviço R$ 397,00
Comunidade Externa (Instituições Públicas) Serviço R$ 397,00
Comunidade Externa Serviço R$ 633,00
Dia da Semana Horários
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Particle size and shape dynamic image analysis system
003.056451
CNPq (processo 2010- 478142-2009-9)
Análise da distribuição de tamanho e forma de partículas por análise de imagens dinâmica (1 µm a 30 mm)
Retsch Technology
Camsizer
Camsizer
2011

Pesquisador Responsável pelo Equipamento:
Escola Politécnica (EP)
Carina Ulsen
lct@lct.poli.usp.br
Administrador do Equipamento:
Escola Politécnica (EP)
Guilherme Pinho Nery
lct@lct.poli.usp.br

Localização:
Escola Politécnica (EP)
Engenharia de Minas e de Petróleo
Av. Prof. Mello Moraes, 2373

O sistema de análise de forma e tamanho de partícula com processamento de imagem CAMSIZER fornece de forma rápida e precisa distribuições de tamanho e do formato da partícula para pós secos e material a granel, na faixa de tamanho de 1 µm a 30 mm. Essa técnica oferece uma ampla variedade de informações sobre a amostra, desde uma medição de tamanho geral até parâmetros de forma que podem ser rigorosamente correlacionados a características específicas de desempenho. Devido à varredura de todas as partículas e aos algoritmos de ajuste, os resultados de medição são compatíveis aos da análise com peneiras.
The CAMSIZER dynamic image analysis system provides quickly and accurately particle size and shape distributions for dry powders and bulk material ranging in size from 1 μm to 30 mm. This technique offers a wide variety of sample information, from a general-size measurement to form parameters that can be closely correlated to specific performance characteristics. Due to particle scanning and tuning algorithms, the measurement results are compatible with sieve analysis.
Determinação de distribuição granulométrica e da distribuição de forma de partículas.
Determinação de distribuição granulométrica e da distribuição de forma de partículas (1 µm – 30 mm) com dispersão de material a seco ou a úmido a depender da granulação da amostra.
As regras de utilização estão descritas no Plano de Gestão do LCT, disponível para acesso no site do Laboratório - http://www.lct.poli.usp.br, menu Multiusuário.

Vínculo Valor por Preço
Comunidade USP Serviço R$ 113,00
Comunidade Externa (Instituições Públicas) Serviço R$ 113,00
Comunidade Externa Serviço R$ 293,00
Dia da Semana Horários
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Helium pycnometer
155.431000
FAPESP (processo 2010-15543-1)
Analisar densidade real/esqueleto de materiais sólidos por picnometria com intrusão de gás hélio
Micromeritics Instrument
Accupyc II 1340
Accupyc II 1340
2011

Pesquisador Responsável pelo Equipamento:
Escola Politécnica (EP)
Carina Ulsen
lct@lct.poli.usp.br
Administrador do Equipamento:
Escola Politécnica (EP)
Guilherme Pinho Nery
lct@lct.poli.usp.br

Localização:
Escola Politécnica (EP)
Engenharia de Minas e de Petróleo
Av. Prof. Mello Moraes, 2373

Determinação da massa específica real/esqueleto de material sólidos
Specific weight of solid material
Determinação da massa específica de amostras sólidas
Determinação da massa específica real/esqueleto em material particulado tal qual, ou em material pulverizado
As regras de utilização estão descritas no Plano de Gestão do LCT, disponível para acesso no site do Laboratório - http://www.lct.poli.usp.br, menu Multiusuário.

Vínculo Valor por Preço
Comunidade USP Serviço R$ 102,00
Comunidade Externa (Instituições Públicas) Serviço R$ 102,00
Comunidade Externa Serviço R$ 167,00
Dia da Semana Horários
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
X-ray fluorescence spectrometry (XRF)
003.003137
Doação Philips
Determinação de composição química elementar (de F a U)
Philips - Malvern Panalytical
Venus-Zetium
Venus-Zetium
2017

Pesquisador Responsável pelo Equipamento:
Escola Politécnica (EP)
Carina Ulsen
lct@lct.poli.usp.br
Administrador do Equipamento:
Escola Politécnica (EP)
Saulo Colenci da Silva
lct@lct.poli.usp.br

Localização:
Escola Politécnica (EP)
Engenharia de Minas e de Petróleo
Av. Prof. Mello Moraes, 2373

Análises elementar de materiais diversos
Elemental analysis of a wide range of materials
Análises do tipo standardless, também conhecido como semi-quantitativo ou varredura. Este tipo de análise é indicado para fins investigativos de amostras desconhecidas e pode ser utilizado para amostras de naturezas diversas, tais como: materiais geológicos, resíduos industriais, rejeitos, carepas, ligas metálicas, materiais cerâmicos e poliméricos. Este método basicamente permite detectar e quantificar os elementos químicos compreendidos entre o flúor e o urânio. Análises quantitativas a partir de materiais de referência certificados. O LCT dispõe da calibração de bauxitas, calcários, cimento, fosfato, fosfato com terras raras, quartzo/feldspato, minérios de ferro, minérios de manganês, rochas e solos.
Determinação da composição química de materiais em geral
As regras de utilização estão descritas no Plano de Gestão do LCT, disponível para acesso no site do Laboratório - http://www.lct.poli.usp.br, menu Multiusuário.

Vínculo Valor por Preço
Comunidade USP Serviço R$ 73,80
Comunidade Externa (Instituições Públicas) Serviço R$ 73,80
Comunidade Externa Serviço R$ 153,50
Dia da Semana Horários
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Particle size analysis by low angle laser light scattering (LALLS)
000.000000
Comodato com Malvern PanAlytical
Determinação de distribuição de tamanho de partículas por espalhamento a laser de baixo ângulo
Malvern
Mastersizer 2000
Mastersizer 2000
2002

Pesquisador Responsável pelo Equipamento:
Escola Politécnica (EP)
Carina Ulsen
lct@lct.poli.usp.br
Administrador do Equipamento:
Escola Politécnica (EP)
Guilherme Pinho Nery
lct@lct.poli.usp.br

Localização:
Escola Politécnica (EP)
Engenharia de Minas e de Petróleo
Av. Prof. Mello Moraes, 2373

Determinação de distribuição de tamanho de partículas por espalhamento de luz laser de baixo ângulo
Particle size distribution by low-angle laser light scattering
Determinação da distribuição de tamanho de partículas da da ordem de 50 nm a 1 mm. A dispersão do material pode ser feita em diversos meios tais como água, álcool, éter, acetona, ciclohexano, óleo de girassol e outros.
Determinação de distribuição de tamanho de partículas por espalhamento de luz laser de baixo ângulo para materiais entre 50 nm a 1 mm; outras faixas de tamanho podem ser verificadas em função do material.
As regras de utilização estão descritas no Plano de Gestão do LCT, disponível para acesso no site do Laboratório - http://www.lct.poli.usp.br, menu Multiusuário.

Vínculo Valor por Preço
Comunidade USP Serviço R$ 102,00
Comunidade Externa (Instituições Públicas) Serviço R$ 102,00
Comunidade Externa Serviço R$ 220,00
Dia da Semana Horários
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Atomic Absorption Spectrometer (AAS)
000.013150
FAPESP
Determinação química elementar
Varian
AA 220FS
AA 220FS
-

Pesquisador Responsável pelo Equipamento:
Escola Politécnica (EP)
Carina Ulsen
lct@lct.poli.usp.br
Administrador do Equipamento:
Escola Politécnica (EP)
Saulo Colenci da Silva
lct@lct.poli.usp.br

Localização:
Escola Politécnica (EP)
Engenharia de Minas e de Petróleo
Av. Prof. Mello Moraes, 2373

Determinação da composição química elementar.
Quantitative chemical analysis
Determinações químicas elementar de ouro (Au) em matérias-primas minerais por digestão em água régia, seguida de extração em metil isobutil cetona.
A utilização desta técnica é bastante versátil, o que inclui análise de matérias primas minerais e seus produtos de processamento, metais e ligas metálicas, fertilizantes, cimentos, efluentes, águas, líquidos e pós. http://www.lct.poli.usp.br/metodos/absorcao-atomica
Após cadastro do professor/pesquisador e do respectivo projeto no LCT, as amostras devem ser encaminhadas ao laboratório juntamente com o “Formulário de Solicitação de Análises”. O LCT irá enviar um e-mail confirmando o recebimento das amostras e os ensaios serão executados por equipe técnica especializada. O relatório de análises é enviado automaticamente por e-mail pelo sistema LIMS.

Vínculo Valor por Preço
Comunidade USP Serviço R$ 151,80
Comunidade Externa (Instituições Públicas) Serviço R$ 151,80
Comunidade Externa Serviço R$ 241,20
Os valores apresentados são para determinação de ouro (Au) para lotes com até 3 amostras; para lotes maiores, os valores unitários são reduzidos. Os valores atribuídos para comunidade acadêmica (USP ou externa) são subsidiados em relação àqueles praticados nas atividades de extensão, e referem-se exclusivamente a projeto de pesquisa apoiados por órgãos de fomento. Não se enquadram como Projeto de Pesquisa quaisquer atividades que sejam custeadas pela iniciativa privada ou que possam ser qualificadas como atividades de extensão. Os custos destas atividades serão apropriados com valores equivalentes aos de atividades de extensão.
Dia da Semana Horários
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00
Das 08:00 às 17:00

Serviços

Serviços

O LCT atua no ramo de caracterização tecnológica de recursos geológicos e materiais em projetos de P&D, projetos de curta duração para atendimento de demandas da indústria, em serviços analíticos e assessoria.

A descrição completa dos serviços prestados pelo CM-LCT é descrito no seu site: lct.poli.usp.br, com detalhamento dos métodos analíticos aplicados e os principais serviços realizados por bem mineral.

Linhas de abrangência dos projetos de caracterização:

  • Caracterização tecnológica voltada ao aproveitamento de matérias primas minerais:

  • Caracterização de produtos de beneficiamento:

  • Caracterização tecnológica de jazidas:

  • Caracterização de produtos de processamento químico e metalúrgico:

  • Caracterização voltada ao meio ambiente

  • Caracterização de rochas reservatório e fragmentos de rocha de perfuração

Principais serviços:

  • Análise granulométrica

  • Separações minerais em escala de bancada

  • Mineralogia qualitativa e quantitativa

  • Grau de liberação e associações minerais (MLA, análise de imagens e métodos tradicionais)

  • Análises químicas:

    • Fluorescência de raios X

    • Espectrometria de emissão óptica com plasma indutivamente acoplado (ICP OES)

    • Espectrometria de absorção atômica

    • Via úmida

  • Difratometria de raios X:

    • Qualitativa

    • Quantitativa por RIR e Rietveld

    • Outras técnicas sob consulta (filmes finos, alta temperatura, etc)

  • Microscopia óptica e eletrônica de varredura

  • Microanálise química por EDS e WDS

  • Microscopia de raios X de alta resolução 3D (microtomografia - µCT)

  • Microscopia Confocal (luz visível)

  • Distribuição de tamanho de partículas por espalhamento de luz laser em baixo ângulo (difração laser - 0,05 a 3000 µm)

  • Morfologia e distribuição de tamanho de partículas (análise dinâmica de imagens)

  • Densidade:

    • Picnometria de hélio

    • Picnometria em água ou álcool

    • Picnometria de pó (densidade envelope - Geopyc)

  • Porosimetria de mercúrio