Glossário


 

 

  • Central de Equipamentos Multiusuários 

Centrais Multiusuários são instalações de Apoio à Pesquisa que congregam equipamentos e que oferecem serviços aos usuários executados por técnicos especialistas ou pelo próprio usuário após treinamento, conforme estabelecido por cada Central, com o objetivo de otimizar o uso desses equipamentos. As Centrais Multiusuários são compostas por um ou diversos equipamentos agregados sob um regimento, alocados no mesmo espaço físico ou em laboratórios diferentes da mesma ou de várias Unidades. Todas as Centrais listadas no USP Multi atendem às definições e normas instituídas pela Portaria … .

 

  

 

  • Comitê Gestor 

A Central Multiusuários deve ser gerida pelo órgão executivo denominado Comitê Gestor, composto por um Presidente, um Vice-Presidente, responsáveis pelos equipamentos e respectivos suplentes. Entre as competências do Comitê Gestor estão: Administrar o website da Central; Controlar os agendamentos dos usuários e; Avaliar solicitações de inclusão de equipamento e serviços propostos pelos Departamentos e Unidades da Universidade. Para saber as demais competências do Comitê Gestor, leia o Artigo 8º da Portaria … .

(Fonte: Portaria PRP …) 

 

 

  • Comissão de Usuários 

A Comissão de Usuários atua como Órgão Regulador/Interlocutor da Central Multiusuários e será composto por representantes docentes pertencentes à unidade sede, de outras Unidades usuárias e, sempre que houver, um represente dos funcionários técnico-administrativos da Central Multiusuários. Uma de suas competências é avaliar o cumprimento da garantia de acesso dos usuários aos serviços das plataformas de apoio de forma igualitária.

(Fonte: Portaria PRP … Artigos 8º e 9º) 

 

 

 

  • Equipamento Multiusuário 

Trata-se de um equipamento de pesquisa de alto custo cujo uso é compartilhado por usuários internos e externos à instuição sede.

 

 

 

 

  • Ouvidoria 

A Ouvidoria é o canal por meio do qual os usuários podem entrar em contato com a Comissão de Usuários das Centrais para envio de sugestões, reclamações e propostas. 

 

 

 

  • Solicitação de Reserva 

A Solicitação de Reserva é o procedimento realizado no sistema USP Multi por meio do qual o usuário requisita a utilização de um equipamento multiusuário e/ou de seus serviços. O sistema USP Multi disponibiliza um formulário para que o usuário faça a sugestão de horário. As solicitações são avaliadas pelo administrador do equipamento que poderá solicitar informações ao usuário durante o processo de solicitação. Para saber como solicitar a reserva de um equipamento, clique aqui.

Observação: Para as Centrais que possuem mecanismos próprios de reserva, o usuário deverá verificar os procedimentos no site indicado na página da Central no Sistema USP Multi. 

 

 

 

  • Ordem de Serviço (OS)

A Ordem de Serviço (OS) é o arquivo gerado pelo sistema USP Multi após aprovação da solicitação da reserva pelo administrador do equipamento com dados do pagante indicados na reserva. Quando a Central optar pela utilização da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP) para gestão financeira, os dados contidos na OS são enviados automaticamente à FUSP para gerar a nota fiscal e o boleto para pagamento da reserva com data de vencimento definida pelo administrador do equipamento. Quando a Central optar por outra fundação, poderá realizar o download manual da OS.